A rápida modernização da aviação, com o emprego de novas tecnologias para o transporte aéreo, vem tornando essa área cada vez mais complexa e, conseqüentemente, determinando a cada dia o aprimoramento da capacitação dos profissionais em nível compatível com as exigências do mercado.

Assim, o Departamento de Aviação Civil (DAC) reformulou as exigências para a formação dos mecânicos de manutenção aeronáutica, atualizando e aprofundando os conhecimentos básicos imprescindíveis ao desempenho da função. Os programas foram modificados com base em três livros produzidos pela Federal Aviation Administration (FAA), traduzidos e adaptados pelo Sub-Departamento Técnico do DAC. O credenciamento dos profissionais também foi modificado, de modo a permitir maior amplitude das atividades dos mecânicos com referência à manutenção dos componentes e aos sistemas das aeronaves.

Além dos livros específicos para cada uma das habilitações “Grupo Motopropulsor” e “Célula”, o DAC está providenciando bibliografia para a habilitação “Aviônicos” e existe um livro cujo conteúdo abrange as matérias básicas comuns às três habilitações.

Além da instrução teórica, os cursos prevêem um período de instrução prática, composto de atividades realizadas em oficinas, de modo a levar os alunos a aplicar os conhecimentos teóricos, fornecidos pelas disciplinas, à sua atividade profissional.

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OBJETIVOS GERAIS

Ao final do curso “Mecânico de Manutenção Aeronáutica” correspondente à habilitação técnica “Grupo Motopropulsor”, o aluno deverá ser capaz de:

1.Quanto ao domínio cognitivo:
  • A) explicar os princípios teóricos subjacentes ao funcionamento e à conservação dos diferentes tipos de motores das aeronaves;
  • B) diagnosticar as condições do grupo motopropulsor quanto a defeitos; e
  • C) indicar o tipo de correção a ser executado que assegure à aeronave as condições de disponibilidade para o vôo;
2) Quanto ao domínio psicomotor:
  • A) utilizar adequadamente ferramentas e materiais;
  • B) operar adequadamente máquinas, equipamentos e instrumentos;
  • C) locomover-se com habilidade e segurança nas Motopropulsor”;
  • D) realizar inspeção visual do grupo motopropulsor; e
  • E) manter o “grupo motopropulsor” das aeronaves em condições de disponibilidade para o vôo, através do desempenho das tarefas de limpeza, lubrificação, pequenos reparos, desmontagem, montagem, substituição, testagem e regulagem de peças, equipamentos e sistemas;
3) Quanto ao domínio afetivo:
  • A) explicar a responsabilidade do mecânico de manutenção aeronáutica em face da segurança de vôo, como parte integrante de uma cadeia de responsabilidades em diferentes setores da aviação;
  • B) justificar que a disciplina, a ordem, a limpeza, a precisão, a cooperação, o conhecimento das próprias limitações e o interesse pela atualização permanente são fatores importantes no exercício de sua profissão.
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OBJETIVOS GERAIS

Ao final do curso “Mecânico de Manutenção Aeronáutica” correspondente à habilitação técnica “Célula”, o aluno deverá ser capaz de:

1.Quanto ao domínio cognitivo:
  • A) identificar a seqüência adequada de atividades na desmontagem e montagem de aeronaves;
  • B) diagnosticar as condições de operação das diferentes partes que compõem uma aeronave;
  • C) indicar os processos de manutenção a serem executados durante a revisão de aeronaves;
2) Quanto ao domínio psicomotor:
  • A) utilizar adequadamente ferramentas e materiais;
  • B) operar adequadamente máquinas, equipamentos e instrumentos;
  • C) locomover-se com habilidade e segurança nas condições de trabalho específicas da habilitação “Célula”;
  • D) realizar inspeção visual das células de aeronaves;
  • E) manter a célula das aeronaves em condições de disponibilidade para o vôo, através do desempenho das tarefas de limpeza, lubrificação, pequenos reparos, desmontagem, montagem, substituição, testagem e regulagem de peças, equipamentos e sistemas;
3) Quanto ao domínio afetivo:
  • A) explicar a responsabilidade do mecânico de manutenção aeronáutica em face da segurança de vôo, como parte integrante de uma cadeia de responsabilidades em diferentes setores da aviação;
  • B) justificar que a disciplina, a ordem, a limpeza, a precisão, a cooperação, o conhecimento das próprias limitações e o interesse pela atualização permanente são fatores importantes no exercício de sua profissão.
[/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”AVÔNICOS”]

Designa-se por AVIÔNICA toda a eletrônica a bordo dos aviões. O termo provém de AVIATION ELECTRONICS (electrónica da aviação). Neste grupo de equipamento incluem-se os sistemas de navegação e comunicação, Piloto Automático, e os sistemas de controlo de vôo. Também são incluídos, por vezes, alguns sistemas electrónicos a bordo não diretamente relacionados com a pilotagem, como sistemas de vídeo para passageiros.

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Parte Teórica – Mínimo
Parte Prática – Mínimo